free hit counter code
Marque a sua Consulta
Tele-Atendimento
Whatsapp Consultório Dr. Thiago Santana

Sedação com Óxido Nitroso

>>Sedação com Óxido Nitroso
Sedação com Óxido Nitroso2019-10-29T13:22:15-03:00
Sedação com Óxido Nitroso

Sedação consciente com óxido nitroso na Odontologia

O medo do dentista pode ser algo sério e constitui um grande obstáculo na realização de tratamentos odontológicos. Medo de agulhas, anestesia, e do famoso ruído típico de alguns instrumentos, principalmente em pacientes que tiveram alguma experiência negativa anterior acabam induzindo a um trauma ligado consultório odontológico ou até mesmo qualquer tipo de ansiedade antes de algum procedimento odontológico, acabam fazendo as pessoas evitarem ir ao dentista podendo causar problemas de saúde com impacto sistêmico devido as condições de saúde oral inadequadas pela falta de acompanhamento profissional.

Óxido Nitroso

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre óxido nitroso, que é conhecido como o “gás do riso” ou “gás hilariante” bastante visto em filmes. Ele é largamente utilizado na Odontologia, para sedação consciente, ou seja, o gás age relaxando o paciente, aliviando a ansiedade, reduzindo levemente a percepção a dor proporcionando conforto e segurança durante o procedimento odontológico sem que ele perca a consciência e possa reagir a estímulos.

Dúvidas Frequentes

As vantagens da sedação com óxido nitroso são diversas, o efeito é imediato e é totalmente controlado pelo cirurgião – dentista que pode reverter o quadro a qualquer momento (através da inalação de oxigênio). Mas de todas as vantagens, a mais importante é em relação a segurança, a sedação com óxido nitroso é considerado um dos procedimentos sedativos mais seguros na odontologia.
O óxido nitroso é um gás, portanto, inalante. Por meio de uma máscara, o paciente inala uma mistura de óxido nitroso e oxigênio – no máximo com 70% do óxido. Esses dois gases saem de cilindros e a proporção da mistura, com caráter analgésico, é controlada pelo próprio dentista. Após ser inalado, o gás alcança os pulmões, passa pelos alvéolos pulmonares e chega à corrente sanguínea, atingindo o sistema nervoso central, aumentando a tolerância à dor dentro de 5 minutos. A ação do óxido nitroso é no Córtex Cerebral, região que controla o medo, a autocensura e a ansiedade, levando ao relaxamento. Por causar contrações musculares involuntárias na face das pessoas, leva-se a pensar que o gás ocasiona o riso.
Qualquer paciente com estado de saúde geral estável pode ser submetido ao processo de sedação consciente, não havendo assim contraindicações absolutas ao uso de óxido nitroso, mas sim contraindicações relativas. As contraindicações consideradas absolutas para o uso da técnica acontecem devido às altas tensões de oxigênio utilizadas, não podendo ser administrado em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema, bronquite severa).

Deve haver precaução no caso de pacientes resfriados ou com sinusite, com dificuldade de comunicação, obstrução do trato respiratório anterior ou intestinal, doentes obstrutivos crônicos e pacientes mentalmente instáveis. Da mesma forma que é rapidamente absorvido através da inalação, o gás é rapidamente eliminado, de forma inalterada pelos pulmões e pela pele. Os efeitos analgésicos derivados da administração da mistura dos gases variam de acordo com a curva individual e dos sinais clínicos identificados no paciente.

O óxido nitroso (gás do riso) começou a ser utilizado para a sedação consciente em odontologia há mais de um século em vários lugares do mundo, a exemplo da Europa e Estados Unidos, e desde então tem se mostrado bastante útil no tratamento de pacientes que principalmente inspiram atenção redobrada, como portadores de doenças cardiovasculares, neurovasculares, hepáticas, alergias, e diabéticos. No Brasil a utilização do óxido nitroso ainda ocorre de forma tímida e poucas clínicas possuem aparelhagem, suporte e qualificação para administrá – lo, por isso não é tão acessível.

O consultório do Dr. Thiago de Santana em Aracaju já disponibiliza a sedação consciente com o óxido nitroso e está pronta para receber pacientes que necessitem do procedimento.

Para dúvidas e agendamento de consultas, preencha o formulário que entrarei em contato.