A Bichectomia ou cirurgia das bochechas é um procedimento cirúrgico cada vez mais procurado por homens e mulheres de idades variadas. É indicado para melhorar o contorno facial através da diminuição da projeção das bochechas tornando a face mais harmônica, o resultado esperado é um rosto mais afilado, delicado e com aparência estética da face mais suavizada.

Essa cirurgia é indicada também para pacientes que costumam ‘morder’ a mucosa jugal (bochecha por dentro), pois propõe aumentar o corredor bucal, diminuindo o trauma.

A bichectomia na odontologia

Histologicamente, o corpo adiposo da bochecha, a bola de Bichat, possui uma gordura que não pode ser consumida em casos de emagrecimento como acontece com a gordura de outras regiões do corpo humano. Possui função auxiliar na amamentação e de um coxim protetor de estruturas como: ramos terminais do nervo facial, ducto parotídeo e vasos sanguíneos. Por isso, mesmo sendo uma cirurgia relativamente simples, é preciso conhecer muito bem a anatomia e dominar a técnica cirúrgica. Sendo assim, é muito importante que seja realizada por um profissional qualificado mediante a avaliação prévia do paciente.

Esta cirurgia é executada fazendo um incisão dentro da boca, procurando a seguir a bolsa de gordura (corpo adiposo bucal) por debaixo das bochechas que é removida suavemente. O procedimento é executado em média com duração de 30-45 minutos e a recuperação da cirurgia leva em torno de uma semana. Durante os primeiros dias após a cirurgia, a paciente observará um edema (inchaço) nas bochechas, a dor é mínima (ou mesmo ausente) e não costuma ocorrer sangramentos.

É necessário para a cirurgia que o paciente tome todos os medicamentos que foram prescritos (antes e depois), siga as instruções relacionadas a sua recuperação e retorne para os acompanhamentos indicados pelo cirurgião buco-maxilo-facial.

Como saber se estou apto a realizar o procedimento de Bichectomia?

A indicação ou não do procedimento depende de avaliação presencial (consulta para exame clínico), tanto para avaliar a saúde do paciente, quanto para dirimir dúvidas e explicar os resultados prováveis de acordo com o tipo de rosto do paciente. A princípio, homens e mulheres poderiam se beneficiar, estando desaconselhado para pacientes abaixo dos 18 anos ou fora do peso ideal. Os resultados variam para cada paciente e começa a ser notado, às vezes, de imediato (porém, é camuflado até alguns meses por conta do inchaço).

O Doutor Thiago Santana ministra cursos de capacitação sobre a técnica de bichectomia em alguns Estados, já havendo capacitado mais de 50 profissionais. Assim como, foi realizar atualização da técnica no MARC (Miami Anatomical Research Center) em Miami – EUA.

Quer saber mais informações, acesse nossa página de Dúvidas Frequentes, ou agende uma consulta através do telefone (79) 99910-2037 ou nossa página clicando aqui.