free hit counter code
Marque a sua Consulta
Tele-Atendimento
Whatsapp Consultório Dr. Thiago Santana

Dente fraturado/perdido: O que fazer?

>>>Dente fraturado/perdido: O que fazer?

Dente fraturado/perdido: O que fazer?

Nesta postagem irei abordar um assunto que muitas pessoas tem dúvida: Após uma fratura dentária, qual seria o melhor procedimento a ser adotado? Vou esclarecer!

Como acontece uma fratura dentária?

Recebo muitos pacientes no consultório com lesão na raiz do dente, as vezes devido a fragilidade pós tratamento de canal, em alguns outros casos devido a um acidente ou queda.

Em algumas situações é possível até recuperar o dente, mas é raro.

O que é recomendável após um fratura dentária?

Caso o dente não possa ser recuperado, o ideal é substituir o dente fraturado por um implante dentário. Já peguei alguns casos que o cliente não fez o implante logo em seguida por ser um dente da área mais ao fundo da boca (ou seja, que não afeta diretamente a estética), e demorou muito tempo após a fratura para realizar o implante.

Esse é um erro que geralmente termina trazendo problemas maiores no futuro, principalmente se o dente que foi extraído exercia uma função essencial na mastigação. A ausência desse tipo de dente sobrecarrega a ATM (articulação da mandíbula), o que pode ocasionar em uma lesão grave no paciente.

Lembrando que acima do seu sorriso, encontra-se a sua saúde! Os dentes exercem uma função muito além da estética!

Qual é o tempo ideal para realizar o implante depois da fratura?

Imediatamente! Além de um possível problema de ATM, existe a perda óssea na boca. E o que isso significa? Quanto maior é o tempo que o paciente fica sem o dente, mais o osso vai atrofiando.

O que precisará ser preenchido com enxerto (e em alguns casos, a depender do tempo, uma cirurgia de maior porte para preencher o espaço ósseo deixado pela atrofia do mesmo).

Não é difícil algumas pessoas realizarem implante dentário e ficarem com os dentes muito grandes na boca. Isso ocorre porque muita massa óssea foi perdida, como a coroa do dente precisa estar fixa ao pino do implante, a prótese termina ficando desproporcional em relação aos outros dentes.

Esse é um outro problema que eu abordarei em um outro post: Implante Desproporcional – Como resolver esse incômodo?

Até breve!

Sou Dr. Thiago Santana, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352

By |2018-09-10T15:56:46-03:00setembro 10th, 2018|Implantodontia, Notícias|0 Comentários

Sobre o Autor: