free hit counter code
Marque a sua Consulta
Tele-Atendimento
Whatsapp Consultório Dr. Thiago Santana

Implante dentário em pacientes com osteoporose

>>>Implante dentário em pacientes com osteoporose

Implante dentário em pacientes com osteoporose

Neste post irei esclarecer uma dúvida muito presente no dia-a-dia do consultório: A final, pacientes com osteoporose ou diabetes podem ou não receber implante dentário? Confira!

Para ficar ainda mais claro a relação entre osteoporose e a sua saúde bucal, vamos entender como funciona a osteoporose.

 

Entendendo a Osteoporose

Com o avançar da idade, em alguns casos pode acontecer que os ossos percam densidade em função da falta de hormônios ou nutrientes, como o cálcio e a vitamina D, que têm sua absorção reduzida no organismo. Por isso, o risco de quebra óssea em idosos é mais alta, já que a sua estrutura encontra-se fragilizada.

 

Relação entre Osteoporose x Saúde Bucal

A função básica da Osteoporose é a fraqueza óssea, e como o nosso maxilar e mandíbula são constituídos por ossos, é possível que essas regiões fiquem enfraquecidas, causando assim problemas na sua saúde bucal. Alguns deles: Dentes mais flexíveis (moles), retração gengival, entre outros.

 

Como funciona o implante dentário neste caso?

Pacientes com esses tipos de enfermidade, devidamente controlada, não tem problema algum em receber implante dentário. O que muita gente não sabe é que pelo fato de ter osteoporose ou diabetes, pensam que não é possível ter um belo sorri de volta. E é possível sim (desde que cada caso seja analisado).

 

Estudo científico comprova a viabilidade de implante em paciente com osteoporose.

Um estudo científico publicado na revista científica Journal of Periodontology, revela que “a perda de implantes dentários é mais comum naqueles pacientes que padeçam de periodontite”.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores avaliaram durante dois anos os implantes dentários de um total de 67 pacientes com 60 ou mais anos através de uma ‘radiografia panorâmica’, ou ortopantomografia, uma técnica mais barata que a densitometria óssea e que permite detectara presença de osteoporose e o seu grau.

 

Resultado do estudo?

Os resultados publicados mostram que o desenvolvimento de osteoporose não está relacionada com a perda de implantes dentários e que a osteoporose, devidamente avaliada, não significa um risco acrescido de perda óssea.

Espero poder ter esclarecido essa dúvida e ter dado uma esperança a você de ter o seu sorriso de volta!

Você pode acessar o estudo clicando aqui.

Sou Dr. Thiago Santana, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352.

By |2018-08-03T11:14:48-03:00agosto 3rd, 2018|Implantodontia, Notícias|0 Comentários

Sobre o Autor: