Nesta postagem falarei sobre o período de cicatrização para cada uma das 3 etapas do implante dentário: Enxerto, Implante e Prótese

Antes de falar de enxerto, você realmente vai precisar de um?

Depende. Não são todos os casos que exigem a inserção de enxerto. Você pode ter extraído um dente há muito tempo atrás e quando for colocar o implante não necessitar. Ou pode acontecer de extrair um dente agora (visando colocar implante) e seja necessário colocar enxerto. Vai depender muito da sua região óssea para fixação do pino (um exame detalhado do paciente e uma tomografia computadorizada irá apontar a real necessidade do enxerto ou não).

OK, fiz os exames e foi constatado que irei precisar de enxerto. Quanto tempo para cicatrizar e colocar o “pino” do implante?

Geralmente 5 meses. Cada um tem um organismo e um tempo de recuperação, porém em média costuma levar até 150 dias para que o enxerto possa estar pronto para receber o implante.

Uma dúvida que muitos pacientes tem: “Mas Dr, ouvir dizer que o implante seria colocado no mesmo dia”.

Minha Resposta: Se você não precisar de enxerto, sim, o seu dente poderá ser colocado no mesmo dia (se o pino “travar” no seu osso imediatamente). Mas se houver necessidade de enxerto, não tem como fazer todo o procedimento no mesmo dia. Tem como fazer no mesmo dia em alguns casos, mas só analisando detalhadamente o que existe de osso ainda (e são poucos casos assim)

Depois do implante colocado (Pino da Prótese), quanto tempo para colocar o dente?

Imediatamente. Essa é a etapa mais rápida do processo.

E se o pino não travar? Se o pino não travar na hora no osso, e o pino for importado, 15 dias para colocar o dente (coroa) e se o pino for nacional, 30 dias.

Preciso de um pino importado ou um nacional resolve?

Muitos pacientes pensam que somente os produtos internacionais são bons e que os produtos nacionais são de qualidade inferior. Aqui agora vou quebrar este MITO: Alguns produtos nacionais são de ótima qualidade e você NÃO precisa necessariamente utilizar o material importado. Quando falo necessariamente, digo porque em alguns casos o cliente precisará usar o produto importado (mas somente em alguns casos, como algum tipo de doença específica, por exemplo).

O fato do seu implante ser de origem nacional não irá influenciar em nada na sua qualidade e durabilidade, mas vai influenciar diretamente no SEU BOLSO. Eu trabalho para levar o que há de melhor para os meus pacientes e o melhor nem sempre significa o mais caro.

Costumo orientar os meus pacientes e explicar o motivo de utilização de um material importado (caso necessário). Se não for necessário, por que não ter um bom resultado, ficar com o sorriso perfeito e investir um pouco menos, não é verdade? 😉

Sou Dr. Thiago Santana, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352