Nesta postagem irei esclarecer uma dúvida muito comum entre os pacientes que precisam colocar um ou mais implantes: O implante pode durar a vida toda? Sim e não. Entenda como funciona.

Como Funciona o Implante Dentário?

O implante é uma modalidade de substituição dentária (seja por motivo de extração ou fratura) que vem crescendo muito. Isso devido principalmente ao fato do custo do implante está ficando cada vez mais acessível à grande parte da população. Neste processo é fixado um pino (base da prótese) e depois a própria prótese (o dente). Um fato que muita gente desconhece, é que se o pino der “liga” ou seja, fixar adequadamente no osso no momento em que ele for colocado, no mesmo dia o dente pode ser colocado. Ou seja, não precisa esperar 6 meses para fixar o pino e depois colocar o dente. Se não der liga, o prazo máximo para colocar a prótese é de 30 dias (dependendo síntipo da prótese). Já tem um post meu falando sobre isso (clique aqui).

Durabilidade x Fases do Implante Dentário

Antes de mais nada é necessário que você entenda as “fases” de um procedimento de implante e qual é a durabilidade de cada uma delas, ou seja, depois do procedimento realizado, quanto tempo cada etapa dessa irá durar na sua boca.

Fase 1: Enxerto – Duração pode ser para a vida toda

Em alguns casos, será necessário o implante de enxerto ósseo, quando o paciente não possuir a quantidade necessária de osso para a fixação adequada do pino que irá sustentar a prótese. O enxerto pode ser para a vida toda, desde que após o enxerto você coloque o implante no tempo adequado. Você fará o enxerto uma única vez para cada dente implantado (se necessário). Já fiz uma postagem aqui no meu blog falando tudo sobre enxerto (veja aqui).

Fase 2: Pino de Fixação – Duração pra vida toda

O pino nada mais é do que a fixação da base para receber a prótese posteriormente (o dente). Fazendo um paralelo para ficar ainda mais claro, o pino funciona como uma espécie de RAIZ do dente, porém artificial. A durabilidade dele também é para a vida toda.

Fase 3: Prótese (O próprio dente)

Diferente dos outros dois itens, a prótese NÃO é para a vida toda. Da mesma forma que um dente natural (aqui me refiro aos dentes que todos nós trazemos quando nascemos), se desgastam, o dente implantado é a mesma coisa, porém com uma grande diferença: A SUA DURABILIDADE E AUSÊNCIA DE SENSIBILIDADE. A duração de uma prótese pode levar até 15 anos, isso mesmo! Agora se o paciente realizar um implante geral na boca (se for toda a boca), a comunidade odontológica recomenda a troca da prótese a cada 5 anos.

Em relação a sensibilidade, muitos pacientes realizam implantes não por conta da ausência ou fratura de dentes, mas sim por um alto grau de sensibilidade ao ingerir principalmente bebidas geladas (falarei mais afundo sobre o tema sensibilidade em outro post).

EM RESUMO:

Se você é um paciente que necessita fazer as 3 fases de um implante, saiba que o enxerto e o pino serão para a vida toda. Enquanto a prótese, você precisará trocar a cada 15 ou 5 anos (vai depender da quantidade de dentes implantados).

Sou Dr. Thiago Santana, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352