Dando continuidade a série de 4 textos esclarecendo tudo sobre sobre a Cirurgia Ortognática, esse é o quarto material e nesta postagem falarei sobre uma dúvida muito constante dos pacientes: Quanto tempo ficarei na cirurgia? Vamos descobrir agora!

Já falei muito aqui em outros posts sobre Cirurgia Ortognática, mas não custa nada relembrar o que é Cirurgia Ortognática e quais são os resultados após o procediemento: A cirurgia ortognática é um procedimento que tem como objetivo a correção das imperfeições faciais relacionadas aos posicionamentos dos maxilares.

No dia-a-dia no consultório, percebo que muitas pessoas associam a duração da cirurgia (em alguns casos mais extensas, em outros nem tanto), com algum tipo de problema durante o procedimento.

Até entendo essa linha de raciocínio, por uma questão simples: Geralmente pensamos que quanto mais rápido for, melhor foi o procedimento e o mesmo foi um sucesso. Mas na Cirurgia Ortognática é preciso pensarmos diferente e abaixo explico porque em 2 motivos:

1 – Cada caso é um caso

O diagnóstico de cada um é diferente, ou seja, o que será necessário ser feito em você, é totalmente diferente do que será feito em outro paciente. Sendo assim, se basear no seu amigo que levou 8 horas de cirurgia por exemplo, pode ser um grande erro tendo em vista que a sua cirurgia pode levar 2 horas (em casos mais leves).

 

2 – Gravidade

Para que você possa entender melhor, existem casos (extremos) em que a maxila é dividida em 4 segmentos e a mandíbula em 3 segmentos (o máximo que a Ortognática pode ser feita em uma pessoa). Claro que em casos assim, o tempo em cirurgia será grande (geralmente 8 horas, podendo chegar a 10). Porém a maioria dos pacientes (isso falo por conta de todas as cirurgias que já fiz) o tempo é menor, entre 4 e 6 horas.

 

Duas dúvidas da maiorias dos pacientes (uma delas com certeza também será a sua)

1 – Dr, sentirei muita dor?

E eu respondo seguramente: Não. Nem muita, nem pouca DOR. O que você pode sentir é um desconforto (o que é normal para quem irá fazer um procedimento cirúrgico). A Odontologia evoluiu muito e eu faço questão de me atualizar constantemente para trazer o que há de melhor para os meus pacientes. Graças ao avanço dos laboratórios no tocante aos medicamentos, é possível fazer toda a cirurgia sem que o paciente sinta dores.

 

2 – Terei limitação para abrir a boca, Doutor?

Sim. No início você terá limitações até porque você passou por um procedimento cirúrgico. Mas essa limitação não será para a vida toda, você passará alguns meses (o tempo exato vai depender da sua disciplina durante a recuperação e do seu organismo).

Costumo dizer sempre aos meus pacientes: Depois da cirurgia, o pós operatório é a melhor etapa do processo, isso porque você vai sair da cirurgia, olhar para o espelho e ver que algo mudou. Não será apenas a sua aparência, será a sua saúde, alto estima e moral.

Por isso digo sempre: Não faço Cirurgia Ortognática, transformo a vida das pessoas! 😉

 

Sou Dr. Thiago Santana, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352