Nesta postagem falarei sobre rejeição de enxerto. Pode acontecer ou é um MITO? Antes de mais nada vamos entender um pouco mais sobre enxerto:

 

O que é enxerto e porque você pode precisar de um?

O enxerto é utilizado no processo de implantes dentários, uma vez que para realizar o implante, você precisa ter uma quantidade minimamente viável de osso para receber o “pino” de fixação e logo em seguida a prótese (dente). Em parte dos casos o paciente tem essa quantidade mínima de osso, porém existem casos onde o paciente não tem e precisará compor a estrutura óssea através de enxerto.

 

Entenda como funciona o processo de enxerto ósseo:

Após alguns exames, se detectado a ausência de estrutura óssea para realizar o implante, será feito o enxerto através de tecido ósseo (em pó ou em bloco). Fazendo uma metáfora para entendimento mais claro do procedimento, é como se estivéssemos construindo a fundação de uma casa (enxerto) para depois receber a própria estrutura da casa (o pino juntamente com o dente). Vale lembrar que levará alguns meses para que o enxerto fique fixado a sua estrutura óssea, esse tempo é muito relativo de cada caso.

 

Rejeição do enxerto é possível?

Não. É natural que você pense: “Será que esse enxerto pode ser rejeitado?” Essa é a dúvida de muitos pacientes. A odontologia evoluiu muito e hoje é possível trabalhar com enxertos sintéticos e técnicas que permitem a utilização do osso do próprio paciente. Então sendo bem taxativo: Não é possível existir rejeição.

O procedimento em si, dói? Existem grandes riscos envolvidos?

Não. O procedimento é feito sob anestesia local igualmente a um procedimento de extração dentária. Me especializei e continuo estudando muito para que os meus pacientes possam ter a melhor experiência possível (sem dor e maior tranquilidade) em seus procedimentos. Os riscos são totalmente controláveis e mínimos.

 

Desgaste do enxerto x prótese

Muitas pessoas pensam também que no futuro possa existir um desgaste do próprio enxerto em função do desgaste da prótese. Isso não ocorre. O que recomendo sempre é que seja feita uma manutenção de tempos em tempos na prótese para que a sua saúde bucal esteja sempre em dia.

Sou Dr. Thiago Santana, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352