Esse é uma postagem de verdadeira utilidade pública. Como a minha maior missão é ajudar as pessoas (e utilizo a Odontologia como instrumento para fazer isso), irei esclarecer nesse texto o que fazer logo após um traumatismo dentário.

O que é traumatismo dentário?

O traumatismo dentário ocorre com frequência em crianças e adolescentes, gerando assim uma grande preocupação para os pais. As lesões podem variar de um grau simples (como perda do esmalte do dente), ou um grau mais elevado, que no caso seria a perda total do dente. Esse tipo de traumatismo costuma ocorrer mais nos indivíduos do sexo masculino, principalmente em fase de crescimento, como consequência de quedas, brigas ou lutas, acidentes esportivos, automobilísticos, traumatismos com objetos e etc…

Estas lesões também ocorrem em bebes, por ser a fase em que eles estão aprendendo a andar.

O que muita gente não sabe (e pode ser a sua dúvida também)

Em caso de uma queda combinada com um traumatismo dentário, o que fazer? Muitas pessoas entram em pânico no momento (o que é perfeitamente compreensível), porém, saber o que fazer nesse momento fará toda diferença para uma possível recuperação do dente. Isso mesmo, é possível recuperar o dente.

O que NÃO fazer em uma situação de traumatismo dentário?

Já recebi inúmeras vezes no meu consultório pacientes que ao sofrer traumatismo dentário (e o dente sair inteiro – descolando da raiz), enrolar o dente em um guardanapo e trazer. ATENÇÃO: Não faça isso! Apesar do guardanapo estar limpo e supostamente proteger, os nossos dentes precisam de fibra/cálcio para se manterem protegidos.

Como devo proceder em uma situação de traumatismo dentário?

Durante alguns cursos que fiz nos Estados Unidos da América, fui orientado para colocar o dente após uma situação de traumatismo, dentro de um recipiente apropriado (lá nos EUA existe um pequeno pote que você pode conservar o dente adequadamente – o processo é semelhante ao de transplante de órgãos, só que apropriado para dentes). O problema é que no Brasil não existe isso, porém você pode conservar o dente DENTRO DE UM COPO COM LEITE. O objetivo é tentar manter viáveis as células do ligamento da raiz.

Inclusive tenho um artigo cientifico falando exatamente sobre o Tratamento Clínico das Fraturas Dentárias: Pro-Odonto: Cirurgia, v. 4, p. 103-151, 2010

E este dente pode se recuperado?

A natureza é fantástica. A depender do caso, o dente natural é colocado no local e com o passar do tempo a natureza vai se encarregando de fixá-lo.

E se não tiver recuperação?

Esse é o assunto do nosso próximo post! 😉

Sou Dr. Thiago Santana, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352