A Articulação Temporomandibular pode ser a causa dos estalos na mandíbula. Conheça um pouco mais sobre a Articulação Temporomandibular, causas e tratamentos para os estalos! 

Sabe aquele estalo ou barulhinho que te incomoda quando você abre a boca ou mastiga alguma coisa?  Hoje vamos falar um pouco sobre onde esses estalos acontecem, mais precisamente na ATM!

Muitos pacientes relatam esse tipo de problema, as vezes somente o barulho que incomoda e atrapalha ao comer socialmente, ou às vezes pode estar associado a dor ao abrir a  boca ou mastigar alimentos duros, alguns outros ainda dizem que antes articulação (atm) estalava e hoje já não ocorre mais.

Localização da articulação temporomandibular (ATM)

O que é a Articulação Temporomandibular (ATM)?

O que acontece é que existe uma estrutura que fica entre o osso da mandíbula e o osso da base  do crânio chamado de disco articular, este tecido conjuntivo fibroso junto com o revestimento de fibrocartilagem fornecem proteção para a articulação, e quando abrimos e fechamos a boca o disco costuma acompanhar o movimento.

Caso esse disco se desloque, para frente ou para o lado e saia do lugar que deveria estar, é aí que ouvimos esse estalo.

Quando ele faz o movimento de abertura o disco volta para o lugar e ouvimos o  “clique”, quando ele fecha a boca o disco sai do lugar novamente e ouvimos outro “clique”.

Esse  episódio é chamado de deslocamento do disco articular e nem todo paciente que convive com  isso vai apresentar dor. Mas também, não quer dizer que a articulação está normal, é muito provável que haja uma disfunção da articulação temporomandibular.

Em muitos casos pode acontecer do disco articular deslocar e não voltar para o lugar, gerando dor e muito incômodo, quando isso acontece chamamos de deslocamento do disco articular sem redução.

O paciente tenta abrir a boca e não consegue, com muito sacrifício talvez  abra dois dedinhos, e essa condição o impede de ter uma amplitude de abertura bucal maior, consequentemente o paciente não poderá comer alimentos mais sólidos ou até mastigar uma maçã.

Tratamentos para a disfunção da articulação temporomandibular

Em pacientes que apresentem dor ou dificuldade para abrir a boca, o recomendado é um tratamento primário e conservador, que é denominado de escalonado.

Um exemplo bem comum  consiste na confecção de uma placa de resina conhecida como placa miorrelaxante, para a  disfunção articular; orienta-se uma dieta macia; uso de relaxante muscular; alongamento  corporal; compressa morna na musculatura e massagem para conseguir um certo relaxamento e  diminuir o incômodo.

Os tratamentos utilizados variam:

  • fisioterapia;
  • acupuntura;
  • TENS;
  • aplicação de toxina botulínica;
  • laserterapia;
  • entre outros…

Só procedemos ao tratamento cirúrgico caso um desses tratamentos não tiver resolutividade, quando  o problema intra-articular não é resolvido. Com o exame de imagem chamado ressonância  magnética para avaliar melhor o disco articular, em geral, conseguimos avaliar a posição do disco  articular.

Então, caso a condição de deslocamento ou algum tipo de degeneração do disco articular se  confirme, indica-se o tratamento cirúrgico.

Primeiro o ideal é uma cirurgia por vídeo, denominada de artroscopia, em que é feita a lavagem da articulação, melhorando a inflamação  local e também estabilizando o disco que está deslocado com um ponto de sutura

Outra opção de tratamento seria a cirurgia aberta, onde e faz um corte na frente da orelha, de 1-2 cm, e tem-se acesso ao disco, podendo estabiliza-lo, dando um ponto nele, ou com um  “parafusinho” de titânio e um fio de sutura segura o disco para mante-lo na posição.

Então, essas são as opções de tratamento para os casos de deslocamento do disco,  principalmente nos casos que não tem redução ou nos pacientes que relatam muita dor ao abrir e  fechar a boca são casos que nós temos indicação de fazer a cirurgia depois de ter feito o  tratamento conservador.

Mas o que causa os estalos na articulação temporomandibular?

As causas dos estalos é ocasionada por uma sobrecarga na musculatura, que pode levar a esse deslocamento, provocada por uma função, compressão ou ranger dos dentes.

Se a degeneração estiver avançada ou nenhum destes tratamentos se provar resolutivo, o  paciente pode evoluir para prótese de ATM, mas este será um assunto a se falar mais adiante.

Se você que saber mais sobre a Cirurgia da Articulação Temporomandibular aqui mesmo tem um post completo sobre o assunto.

Sou Dr. Thiago Santana, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352.