Olá,

Nesta postagem irei abordar uma dúvida que escuto de muitos pacientes que estão para realizar implante dentário: Poderei morder alimentos duros? Vamos entender!

Como acontece a fixação de um implante dentário?

Sendo através do método tradicional ou do método guiado (ambos métodos já abordados aqui no meu Blog), o paciente recebe um pino de sustentação (o implante), que passará a fazer o papel de raiz do dente.

 

Material utilizado no implante dentário

Existe um MITO criado em relação aos produtos internacionais em relação aos produtos nacionais. Nem sempre o produto nacional é de qualidade inferior, e nem sempre também o paciente precisará de um implante importado.

 

Muita gente não sabe que empresas internacionais compraram empresas nacionais e colocaram a sua tecnologia, ou seja, praticamente o mesmo produto porém muito mais acessível!

 

Retorno da alimentação após o implante dentário

É natural que o paciente pense que após realizar o implante sairá mastigando tudo, sem preocupação alguma. E na prática alguns cuidados são necessários (vamos entender):

 

1 – O tempo que o dente ficou ausente, a gengiva retraiu. Quando o implante foi colocado, a gengiva teve que se moldar novamente. A partir do momento que você forçar uma mastigação de forma mais intensiva nessa região, pode ocorrer desconforto (principalmente logo após a fixação do implante).

 

2 –  Alimentos duros (como pata de caranguejo), podem danificar o seu implante, não o pino, mas sim a coroa. Vamos entender as diferenças:

 

Diferença entre implante (pino) x Coroa (Dente)

A maioria dos pacientes tendem a imaginar que o implante é o dente. E não é!

 

De uma forma clara: O implante é o pino que irá segurar o dente (coroa).

 

Para ficar ainda mais claro, vamos fazer uma metáfora com uma construção: O implante é a viga de sustentação, o dente é o telhado.

 

Os dentes são pra a vida toda, o implante pode até ser. No entanto, a coroa não, pois desgasta com os anos e é mais frágil que o esmalte do dente original.
Sendo assim, não serão todos os alimentos que você irá poder “mastigar sem atenção” na região implantada. O recomendável é que o caranguejo seja degustado com cuidado, até porque também ficar sem comer caranguejo ninguém merece, né? 😉

 

Espero que esse conteúdo possa ter te ajudado!

 

Até breve!

 

Sou Dr. Thiago Santana, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.

 

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352