Olá,

Nesta postagem irei esclarecer uma dúvida muito comum entre os pacientes que atendo: Existe idade mínima ou máxima para implante? Vamos entender.

Como funciona o implante para adultos?

Não tem idade limite (na fase adulta) para a realização de implante dentário. O que pode limitar ou até mesmo impedir a realização do procedimento, é algum tipo de enfermidade, exemplo: Pessoas com osteoporose em grau avançado, inclusive já falei sobre isso neste outro post. Clique aqui para acessar.

Se o paciente não tiver restrições, não tem idade máxima para realizar implante. Costumo até dizer que se existisse um fator limitador de idade, seria muito desfavorável para o paciente, tendo em vista que a probabilidade é maior de perda de dente em pessoas com idade maior, por um fator natural: O passar do tempo, o desgaste do dente por já ter feito canal, etc…

A única limitação muitas vezes é do próprio psicológico do paciente, que muitas vezes pensa que vai doer, que irá demorar a se recuperar, coisas do tipo… mas isso é assunto para um próximo post! 😉

Como funciona o implante para jovens (abaixo de 18 anos)

A comunidade odontológica defende a tese de que não é recomendável realizar implante dentário em pacientes abaixo de 18 anos. Isso por uma questão muito simples: Os sisos não estão 100% desenvolvidos e preparados para receber o implante.

E em caso de acidentes em menores de 18 anos? O que fazer?

Essa é uma dúvida de muitos Pais. Já falei aqui no meu blog sobre traumatismo dentário (acesse aqui).

É muito comum a fratura dentária em Jovens, por questões relacionadas a aventuras, prática de esportes sem a devida proteção, e afins.

Neste tipo de caso, o recomendável é fazer uma análise completa do caso específico. Pode ser que exista viabilidade para a realização de implante, mas precisa ser estudado!

Relação entre durabilidade x desgaste do implante

Realizando o implante mais jovem, ou em idade mais avançada a durabilidade será a mesma. O que precisa ficar claro é que o implante (a base de sustentação da coroa) é para a vida toda. Já a coroa (o dente) a depender do material utilizado, pode ser que dure a vida toda, mas vai depender de dois fatores básicos: 1: A limpeza feita diariamente pelo paciente e 2: O cuidado durante a mastigação sob os dentes implantados.

A propósito, falarei sobre estes dois temas nas minhas próximas postagens. Acompanhe!

Espero que esse conteúdo possa ter te ajudado!

Até breve!

Sou Dr. Thiago Santana, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352.