free hit counter code
Marque a sua Consulta
Tele-Atendimento
Whatsapp Consultório Dr. Thiago Santana

Implantei alguns dentes, posso comer tudo? Descubra!

>>>Implantei alguns dentes, posso comer tudo? Descubra!

Implantei alguns dentes, posso comer tudo? Descubra!

Olá,

Nesta postagem irei abordar uma dúvida que escuto de muitos pacientes que estão para realizar implante dentário: Poderei morder alimentos duros? Vamos entender!

Como acontece a fixação de um implante dentário?

Sendo através do método tradicional ou do método guiado (ambos métodos já abordados aqui no meu Blog), o paciente recebe um pino de sustentação (o implante), que passará a fazer o papel de raiz do dente.

 

Material utilizado no implante dentário

Existe um MITO criado em relação aos produtos internacionais em relação aos produtos nacionais. Nem sempre o produto nacional é de qualidade inferior, e nem sempre também o paciente precisará de um implante importado.

 

Muita gente não sabe que empresas internacionais compraram empresas nacionais e colocaram a sua tecnologia, ou seja, praticamente o mesmo produto porém muito mais acessível!

 

Retorno da alimentação após o implante dentário

É natural que o paciente pense que após realizar o implante sairá mastigando tudo, sem preocupação alguma. E na prática alguns cuidados são necessários (vamos entender):

 

1 – O tempo que o dente ficou ausente, a gengiva retraiu. Quando o implante foi colocado, a gengiva teve que se moldar novamente. A partir do momento que você forçar uma mastigação de forma mais intensiva nessa região, pode ocorrer desconforto (principalmente logo após a fixação do implante).

 

2 –  Alimentos duros (como pata de caranguejo), podem danificar o seu implante, não o pino, mas sim a coroa. Vamos entender as diferenças:

 

Diferença entre implante (pino) x Coroa (Dente)

A maioria dos pacientes tendem a imaginar que o implante é o dente. E não é!

 

De uma forma clara: O implante é o pino que irá segurar o dente (coroa).

 

Para ficar ainda mais claro, vamos fazer uma metáfora com uma construção: O implante é a viga de sustentação, o dente é o telhado.

 

Os dentes são pra a vida toda, o implante pode até ser. No entanto, a coroa não, pois desgasta com os anos e é mais frágil que o esmalte do dente original.
Sendo assim, não serão todos os alimentos que você irá poder “mastigar sem atenção” na região implantada. O recomendável é que o caranguejo seja degustado com cuidado, até porque também ficar sem comer caranguejo ninguém merece, né? 😉

 

Espero que esse conteúdo possa ter te ajudado!

 

Até breve!

 

Sou Dr. Thiago Santana, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.

 

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352
By |2018-11-30T16:08:00-03:00novembro 30th, 2018|Implantodontia, Notícias|0 Comentários

Sobre o Autor: