free hit counter code

A importância da higiene oral em uma boca que foi reabilitada com implante

>>>A importância da higiene oral em uma boca que foi reabilitada com implante

A importância da higiene oral em uma boca que foi reabilitada com implante

Olá,

 

Nesta postagem irei esclarecer um assunto que muitos pacientes me perguntam no consultório: A higiene oral em uma boca reabilitada com implantes. Vamos entender a importância disso.

 

O implante dentário é para a vida toda?

Essa é de longe uma das perguntas que mais escuto. E a resposta está ligada diretamente ao cuidado e higiene que você terá.

 

Material do implante x Durabilidade

Um erro comum é o paciente imaginar que pelo fato de colocar um implante importado, o mesmo terá uma durabilidade maior. A durabilidade não está relacionada somente a qualidade do material, mas a limpeza constante e adequada.

 

Quais são os riscos caso a higiene não seja realizada adequadamente?

Infecção da gengiva é uma delas. E aqui a gente precisa separar o implante (pino do dente) e a coroa propriamente dita. Quando ocorre a inexistência de higiene, a gengiva começa a acumular tártaro, com o tempo isso pode virar um sério problema para o implante, correndo risco de perda do mesmo.
É preciso entender que os componentes implantados (pino e coroa), são de ótima qualidade, porém a sua gengiva continuará a mesma. Ou seja, você precisa escovar adequadamente, usar fio dental (importantíssimo) e produtos enxaguante bucal.

 

Higiene e Alimentação diferenciada para implantes recém-colocados

No período pós-operatório, o dentista indicará uma alimentação diferenciada, com alimentos líquidos, frios e pastosos. O consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes deve ser evitado. Além de uma limpeza em frequência maior para evitar ao máximo o risco de inflamação ou infecção.
Após esse período, o paciente deve evitar alimentos muito duros (já falamos sobre isso aqui no Blog) pois eles podem prejudicar a região implantada. Após esse tempo de cicatrização, você deve manter uma alimentação saudável e com pouca ingestão de açúcar. Isso é importante para manter as gengivas saudáveis — o que evita que os implantes sofram danos.

 

Espero que esse conteúdo possa ter te ajudado!
Até breve!

 

Sou Dr. Thiago Santana, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.
Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352
By |2018-12-14T14:45:05+00:00dezembro 14th, 2018|Implantodontia, Notícias|0 Comentários

Sobre o Autor: