Olá caro(a) leitor(a),
 
Nesta postagem falarei sobre ATM e Ortográfica. Muitos pacientes chegam ao consultório sem saber o que tratar primeiro. Vamos entender como funciona?
 
O termo “ATM” é a abreviação para Articulação Temporomandibular, que é a responsável pelo movimento de abrir e fechar da boca. Há duas ATM, uma na frente de cada ouvido.
 
A ATM também é a estrutura que conecta a mandíbula aos ossos temporais do crânio. A desordem da articulação temporomandibular, mais conhecida como DTM, ocorre quando existem problemas com os músculos e com a mandíbula no rosto.
 
Alguns dos sintomas mais comuns de disfunção da ATM (DTM) são: Dores de cabeça (freqüentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos, um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca; dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar; mandíbulas que “ficam presas”, travam ou saem do lugar; flacidez dos músculos da mandíbula; uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam. O que muitas pessoas não sabem é que em alguns casos a deformidade do osso se dá justamente em consequência do não tratamento da ATM, e não devido ao crescimento do osso. Ou seja, não tratar a ATM pode trazer diversos impactos no futuro.
 
O reposicionamento das bases ósseas conseguido por meio da Cirurgia Ortognática proporciona resultados estéticos-funcionais satisfatórios e, em muitos casos, modifica de maneira espontânea, a musculatura orofacial induzindo novas respostas adaptativas que, na maioria das vezes são benéficas, onde há uma melhora da DTM. Porém, a cirurgia ortognática para correção de maloclusão e deformidade dos maxilares, não irá estabilizar ou eliminar disfunções ou patogenias já existentes na ATM.
 
Sendo assim, é necessário frisar a importância de primeiro tratar a ATM, para depois fazer a Cirurgia Ortognática. No passado acreditava-se que a cirurgia Ortognática curava o problema da ATM. E atualmente há um aumento de pacientes operados da Ortognática com recidiva da deformidade porque não tiveram suas ATMs tratadas adequadamente. Um procedimento completa o outro. Em alguns casos a ATM pode ser operada simultaneamente com a Cirurgia Ortognática, porém, é necessário uma avaliação prévia para que o cirurgião Buco-Maxilo-Facial possa diagnosticar e saber se é possível realizar os dois procedimentos simultaneamente.
 
Dr. Thiago Santana é especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.
 
Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352