Exemplo de Cirurgia Ortognática Maxilar para instalação de prótese

Cirurgia Ortognática Maxilar e/ou Mandíbular

Neste artigo, Prof. Doutor Thiago Santana junto a outros Odontólogos fazem uma análise dos benefícios da qualidade de vida dos pacientes após a Cirurgia Ortgonática, tanto Maxilar quanto Mandibular resultados, materiais e métodos utilizados.

Objetivo

Comparar as mudanças relacionadas à autoestima e satisfação com aparência, entre o pré-operatório e o pós-operatório, de pacientes submetidos à cirurgia ortognática, e avaliar a qualidade de vida e mudanças psicossociais desses pacientes seis meses após a cirurgia.

Métodos

Métodos: estudo qualitativo, de caráter observacional do tipo longitudinal, com amostra de 15 pacientes que apresentavam deformidades dentofaciais e que foram submetidos à cirurgia ortog- nática. Foram aplicados um questionário e dois formulários, em duas fases: uma pré-cirúrgica e outra pós-cirúrgica.

Resultados

Os resultados mostraram que 13,3% dos pacientes obtiveram melhora em relação à autoestima e, princi- palmente, em relação à satisfação com a aparência. Foi também constatada melhoria nas relações sociais, profissionais e familiares. Em relação à avaliação da qualidade de vida segundo o questionário da Organização Mundial da Saúde, observou-se que a média mais baixa correspondeu ao domínio meio ambiente.

Conclusões

A cirurgia ortognática traz consigo uma carga emocional elevada, que deve ser considerada antes e após o ato cirúrgico, pois o estado psicológico do paciente repercute em fatores favoráveis ou desfavoráveis durante a sua recuperação, influenciando de diferentes formas na qualidade de vida, autoestima e satisfação com a aparência.

Artigo realizado por: Ana Catarina Alves e Silva, Roberta Almeida Silveira Carvalho, Thiago de Santana Santos, Nelson Studart Rocha, Ana Cláudia Amorim Gomes, Emanuel Dias de Oliveira e Silva.

Baixe o PDF neste link.