A Disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporomandibular, as articulações localizadas na frente dos ouvidos, que articulam o complexo maxilo-mandibular (ossos da maxila e mandíbula entre si), sendo uma das estruturas que compõem o sistema estomatognático e participam da fonação e mastigação.

A DTM ocorre mais comumente em mulheres entre 20 e 40 anos, mas pode ocorrer com qualquer pessoa. Diversos fatores podem causar a DTM, entre eles, podemos citar: Danos na articulação causados por impacto ou degeneração ao longo da idade; Ranger os dentes ou bruxismo; Problemas estruturais presentes no nascimento; hiperatividade muscular, estresse emocional e maloclusão, dentre outros.

Disfunção da ATM

Disfunções da ATM apresentam diversos sinais e sintomas, com alguns dos mais comuns:

  • Fortes dores de cabeça, face e pescoço:
  • Dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;
  • Um “clique” ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Dor ao bocejar, ao abrir a boca ou ao mastigar;
  • Maxilares que “ficam presos”, travam ou saem do lugar;
  • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam;
  • Tontura, labirintite, zumbido e sensação de audição ruim.

O diagnóstico é realizado através de anamnese, exame físico e exames complementares de imagem. Os exames de imagens mais comumente utilizados são as radiografias panorâmicas, tomografias computadorizadas e as ressonâncias magnéticas. Algumas vezes outras modalidades de exame são requeridas como: artrografia, cintilografia ou mesmo a artroscopia da ATM.

Existem diversos tratamentos disponíveis para a DTM, geralmente sendo conservador (dispositivos intra-orais, fisioterapia, etc) e na minoria dos casos é cirúrgica.

Existem algumas cirurgias para os tratamentos das alterações da ATM. Os procedimentos cirúrgicos podem variar de acordo com o grau de destruição ou comprometimento articular. Geralmente, os procedimentos feitos durante a cirurgia são: lubrificação da articulação,  remoção de aderências (cicatrizes) e/ou fragmentos de cartilagem, reposição e/ou reconexão de um disco deslocado, remoção e modelação de osso degenerado e posicionar mantenedores de espaço, ou até a  cirurgia ortognática para alterar a posição dos ossos maxilares.

Após a Cirurgia é recomendado a fisioterapia para evitar situações que podem contribuir para o reaparecimento das disfunções nas ATMs,

Dr. Thiago Santana é especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, área da odontologia que trata casos de DTM, com formação na área de Odontologia há mais de 10 anos.

Para maiores informações, dúvidas e agendamento de consulta entre em contato conosco através dos números (79) 3303-8003.

Quer saber mais informações, acesse nossa página de CIRURGIA ATM, ou agende uma consulta através do telefone (79) 99910-2037 ou nossa página clicando aqui.