Nesta postagem irei esclarecer uma dúvida que muitos pacientes tem ao chegar ao meu consultório: Dr. Thiago, será que após a cirurgia ortognática, ficarei com sensibilidade no lábio?

 

Como Funciona a Ortognática?

A cirurgia ortognática é indicada para pessoas que possuem uma desarmonia facial, que pode ser mais do que um problema estético. Geralmente, são resultado de um crescimento exagerado ou inadequado de algum dos ossos que envolvem a face, como mandíbula, maxilar, queixo (ou mento), nariz ou malar (a maçã do rosto). Já falei sobre a Ortognática como procedimento ao tratamento da assimetria facial neste link.

 

Principal dúvida dos pacientes (pode ser a sua dúvida também)

Sensibilidade nos lábios após a cirurgia ortognática: O que precisa ficar claro é a diferença entre sensibilidade temporária e a sensibilidade permanente.

Sensibilidade Temporária: É plenamente normal existir uma alteração de sensibilidade no lábio após a ortognática e terá efeito de poucos dias (30) e no máximo 12 meses (podendo recuperar a sensibilidade antes ou depois).

Sensibilidade Permanente: A cada 10 procedimentos realizados, 1 ou 2 pacientes podem ficar com sensibilidade permanente. A comunidade Odontológica mundial trabalha com esta margem de 10 à 20% de sequela.

 

Existe como saber previamente se ficarei com sensibilidade permanente?

Não. Não tem como saber antes da realização do procedimento se você ficará ou não com sensibilidade permanente.

 

Receio de fazer a Orotgnática x Necessidade real de cirurgia

Quando os meus pacientes me perguntam: Dr, sabendo do risco de sensibilidade permanente, o Sr. me recomenda fazer o procedimento? Respondo:

  1. Depende da real necessidade do seu caso. Tem situações que atrapalham o sono por exemplo, prejudicando assim a qualidade de vida do paciente. Ou, mordida cruzada, que além de existir o lado estético, prejudica e muito na mastigação.
  2. Recomendo os meus pacientes a colocarem na balança o risco (pequeno comparado ao todo) de fazer a ortognática ou continuar com um problema crônico.
  3. O meu papel é de sempre orientar da melhor forma os meus pacientes, trabalhar cada caso de forma específica e ajudar no processo de esclarecimento. A decisão final será sempre de cada um, até por conta de questões pessoais e de saúde.

 

Sou Dr. Thiago Santana, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352