Aplicação Toxina BotulínicaO cirurgião-dentista José Peixoto Ferrão Junior, membro da ABO Seção Mato Grosso do Sul e presidente da Sociedade Brasileira de Toxina Botulínica e Implantes Faciais na Odontologia, comentou, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, sobre tratamento do sorriso gengival com toxina botulínica. O tema será palco para uma aula durante o 35º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo.

O que é essencial para um sorriso bonito?

“A gengiva desempenha papel fundamental [na composição de uma fisionomia harmônica]. Sua cor deve combinar com o tom da pele e a porção da gengiva que fica aparente num sorriso espontâneo faz toda a diferença no resultado”, diz Peixoto.

O especialista recomenda que o sorriso mostre todo o esmalte dos dentes, mas não suas raízes. É necessário atentar-se aos pontos de inflamação ou sangramento, bem como garantir que as papilas estejam bem preservadas.

Como a toxina botulínica pode ser aplicada para tratar o sorriso gengival?

“Assim que o diagnóstico de sorriso gengival [com excesso de gengiva aparente] é feito, devemos avaliar a modalidade de tratamento que melhor se adapta ao paciente. Uma técnica minimamente invasiva muito usada hoje em dia é o uso da toxina botulínica tipo A”, reflete.

“Ao impedir a contração dos músculos, ela impede que a gengiva se evidencie sempre que o paciente sorrir. Trata-se de uma excelente alternativa ao tratamento cirúrgico.”

Quanto tempo duram os efeitos?

Eles são temporários e duram entre três e seis meses. A reaplicação é indicada somente após seis meses.

“Depois desse período, ocorre um retorno da função neuromuscular. O tratamento com toxina botulínica não pode ser considerado curativo, mas uma abordagem paliativa para a gestão do problema. Por outro lado, outra grande vantagem dessa técnica é o fato de ser totalmente reversível”, pondera.

Quais são outras possíveis aplicações?

“A aplicação da toxina botulínica tipo A nos consultórios odontológicos tem sido cada vez mais usada, tanto na correção do sorriso gengival, quanto em casos de desordens temporomandibulares, assimetrias faciais, hipertrofia massetérica, espasmo hemifacial, dor miofascial, bruxismo etc.”, enumera Peixoto.

Retirado do site: http://www.abo.org.br/site/2017/01/18/toxina-botulinica-tem-aplicacoes-para-aprimorar-o-sorriso/