Olá caro(a) leitor(a),

Nesta postagem falarei sobre a aplicação de Botox para pacientes que serão submetidos a Cirurgia Ortognática

A toxina botulínica (Botox) é amplamente conhecida por seu uso em tratamentos estéticos para amenizar rugas e flacidez na pele, contudo apresenta inúmeras outras aplicações inclusive na área odontológica.

É produzida pela bactéria Clostridium botulinum e atua bloqueando a liberação de uma substância chamada acetilcolina que é responsável pelo processo de contração dos músculos. Deste modo, a toxina botulínica reduz a contratura muscular sem provocar paralisia completa.

O botox é utilizado em pequenas doses, injetado diretamente no músculo, começa a agir em torno de quatro dias após a aplicação e seu efeito diminui com o tempo.

Na Odontologia a toxina botulínica tem sido usada para correção de sorriso gengival, bruxismo, assimetria facial, dores de cabeça, disfunções temporomandibulares, bem como após cirurgia ortognática.

Pacientes em fase de preparação para a cirurgia ortognática, podem se beneficiar da aplicação da toxina botulínica nas musculaturas diretamente envolvidas com as estruturas esqueléticas que serão submetidas ao reposicionamento cirúrgico. Desta forma será aperfeiçoado a reprogramação muscular podendo amenizar em longo prazo recidivas.

O uso do botox no pós-operatório da cirurgia ortognática é seguro, com poucos efeitos colaterais e sem comprometer as funções motoras da boca.

Dr. Thiago Santana é especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352