Nesta postagem irei esclarecer uma dúvida muito comum entre os pacientes que precisam fazer a cirurgia de Ortognática: Quanto tempo ficarei afastado das minhas atividades?

 

Como funciona o planejamento para Cirurgia Ortognática?

O planejamento para cirurgia ortognática é um processo que requer cuidado, pois precisa de máxima precisão para os resultados serem efetivos e satisfatórios. Por isso, algumas vezes não tem como definir na primeira consulta se o paciente será submetido a uma cirurgia maxilo-mandibular com ou sem mentoplastia.

 

Para planejar a cirurgia, hoje dispomos de nova tecnologia de planejamento virtual tridimensional (3D). Por meio dessa nova tecnologia, é possível a obtenção tridimensional de dados precisos dos tecidos moles e ósseos da face, permitindo um planejamento e um resultado funcional e estético muito mais precisos, além da diminuição do tempo de cirurgia e, consequentemente, da morbidade e riscos. O planejamento virtual permite precisão do diagnóstico e do tratamento das deformidades dento-esqueléticas e avalia potenciais limitações perioperatórias dos movimentos propostos. Já falei sobre este assunto aqui no meu Blog, veja aqui.

 

Principal dúvida dos meus pacientes (pode ser a sua)

Quanto tempo levarei afastado das minhas atividades? Eu entendo plenamente o motivo dessa preocupação basicamente por três motivos:

  1. Tem pessoas que não conseguem se ausentar por muito tempo das suas atividades (principalmente profissionais liberais, autônomos e empresários) uma vez que a sua presença é indispensável para que as suas atividades possam fluir;
  2. Nem todo mundo que trabalha como funcionário terá a possibilidade de se afastar por muito tempo da empresa onde trabalha;
  3. Mesmo tirando férias, ninguém gostaria de não aproveitar nada e ficar apenas em processo de recuperação pós cirurgia.

 

Se você se encaixou em alguma das três situações reportadas acima, tenho uma boa noticia para te dar: O tempo de recuperação pela literatura é em média de 14 dias, isso mesmo, menos de um mês. MAS, eu ressalto que PODE VARIAR BASTANTE! E peço a meus pacientes para, se possível, ausentarem-se de suas atividades por cerca de 3 a 4 semanas, ou seja, 1 mês!

 

O fato da recuperação ser mais rápida pode me deixar com sequelas?

Não. A Odontologia evoluiu muito nos últimos anos permitindo assim com que procedimentos que levavam mais tempo para cicatrizar passassem a ter o seu tempo diminuído e o seu processo de cicatrização igual ou inferior (dependendo da tecnologia a ser utilizada). Uma das tecnologias que possibilita isso é o PIEZO! Tenho artigo publicado sobre isso tanto em revista científica quanto aqui no BLOG!

 

EM RESUMO:

Você não precisará ficar afastado das suas atividades por muito tempo. O período exato que levará para você se recuperar plenamente vai depender de dois aspectos fundamentais:

  1. O seu organismo (tem gente que se recupera em até 14 dias; mas prefiro pedir 1 mês de afastamento – usar férias, datas comemorativas e licenças que possuam).
  2. Da capacitação do profissional e tecnologia na sua cirurgia Ortognática.

 

Lembre-se: Faça todos os exames preliminares para entender a real necessidade da realização da sua cirurgia Ortognática e peça para que o seu cirurgião possa te explicar o seu real problema. Neste tipo de procedimento não existe milagre e sim competência.

 

Sou Dr. Thiago Santana, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Cirurgia Ortognática e Implantodontia.

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352