A Mordida aberta é caracterizada pelo transpasse vertical entre os dentes do maxilar e da mandíbula. Nesta má oclusão os dentes superiores não tocam os dentes inferiores, podendo ocorrer nos dentes anteriores, nos dentes posteriores, do lado direito e/ou do lado esquerdo da boca. Quando ocorre na frente (anterior), causa uma abertura labial que pode apresentar diversos tamanhos, variando de paciente para paciente.

Este problema pode ocorre tanto em adultos como em crianças e está relacionado a diversos fatores, por exemplo: sucção de dedos, uso por tempo prolongado de chupetas, respiração bucal, interposição da lingual (durante a fala ou a deglutição de alimentos), roer unha, entre outros.

A partir das causas, é possível classificá-las como mordida aberta dentoalveolar ou esquelética. O diagnóstico diferencial entre mordida aberta anterior dental e esquelética é realizado principalmente pela radiografia do tipo cefalométrica.

Na mordida aberta dental ou dentoalveolar, o distúrbio ocorre na erupção dos dentes e no crescimento alveolar. Neste tipo de má oclusão os componentes esqueléticos são relativamente normais, o tratamento geralmente é feito com equipe de ortodontistas e fonaudiólogos.  A cirurgia ortognática, nesses casos, é pouco frequente.

Na mordida aberta esquelética, além dos distúrbios dentoalveolares, há desproporção entre os diversos ossos que compõem o complexo craniofacial, neste caso, as alterações faciais e esqueléticas não podem ser compensadas somente pela remodelação alveolar ortodôntica, sendo necessária a cirurgia ortognática combinada ao tratamento ortodôntico.

Na fase ortodôntica do tratamento procura-se corrigir a mordida e a função mastigatória com o uso de aparelhos ortodônticos. A fase cirúrgica consiste em reposicionar os ossos da maxila ou mandíbula e fixa-los através de parafusos e mini-placas de Titânio de forma que os lábios possam se tocar.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral, em ambiente hospitalar, sendo que a internação se dá no dia da cirurgia e a alta hospitalar normalmente em 24 horas.

O Vídeo a seguir mostra as fases e resultados do processo de tratamento para Mordida Aberta.

Para agendar avaliação e consulta com Dr. Thiago Santana, especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e que realiza cirurgias ortognáticas. Ligue (79) 3303-8003 (79) 99981-5352 ou para informações e dúvidas acesse nosso site www.drthiagosantana.com.br.