O Retrognatismo Mandibular consiste em uma desarmonia facial envolvendo ossos e dentes da mandíbula e maxila. É caracterizado pela falta de crescimento mandibular em relação à maxila (arcada superior), dando ao paciente a aparência de “queixo pequeno”, com a face convexa. Como a região inferior da face é pouco projetada, a região nasal torna-se mais proeminente, dando a falsa impressão de nariz grande, além de acúmulo de tecidos moles (papada) na região do pescoço, pela falta de suporte ósseo. Como o avanço mandibular é o que harmoniza o terço inferior da face com o nariz e pescoço, às vezes, os problemas estéticos são tão graves a ponto de serem capazes de influenciar psicologicamente o indivíduo e minar sua autoestima principalmente em fase escolar, dificultando o convívio social.

Deformidades dentofaciais, quando presentes em adultos, podem levar a problemas na articulação temporomandibular (ATM) que frequentemente se traduz em cefaleias constantes, dores na coluna cervical, dor na mastigação, dificuldade de deglutição, além de dificuldade respiratória (ronco e apneia), estalidos e crepitação nos ouvidos, perdas dentárias precoces, entre outros. Há uma quantidade significativa de pacientes que permanecem em tratamento ortodôntico durante vários anos sem o correto diagnóstico, tentando tratar posição dentária, quando o seu problema real é esquelético. Em quase todos os casos é necessária a Cirurgia Ortognática como tratamento definitivo para os problemas citados.

Tratamento Retrognatismo Mandibular

Cirurgia retrognatismo mandibular

O tratamento consiste de fases distintas: Primeiramente, o paciente deve consultar o ortodontista e o cirurgião buco-maxilo-facial para ser definido o diagnóstico e o plano de tratamento.

O tratamento inicia com a correção ortodôntica para posicionar os dentes corretamente nos maxilares. Esta fase tem a duração conforme a complexidade dos problemas dentários, em média de 12 a 24 meses.

Estando concluída a fase ortodôntica, dá-se início ao planejamento cirúrgico, baseando-se nos resultados clínicos obtidos com a correção dentária e em traçado cefalométrico sobre radiografia de perfil atual. Este procedimento é feito pelo cirurgião e discutido com o ortodontista e paciente. Nessa etapa cirúrgica é feita a correção do posicionamento dos ossos maxilares. Esta correção pode ser realizada na mandíbula, no maxilar superior ou em ambos os ossos, dependendo do diagnóstico de cada paciente. O objetivo do tratamento é obter o equilíbrio funcional mastigatório, melhorar as funções respiratória e articular, além de alcançar a harmonia estética facial.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral, em ambiente hospitalar, sendo que a internação se dá no dia da cirurgia e a alta hospitalar normalmente em 24 horas.

O Vídeo a seguir mostra as fases e resultado do processo de  tratamento para Retrognatismo.

Para agendar avaliação, consulta ou para informações ou dúvidas acesse http://drthiagosantana.com.br/old/old/marcar-consulta ou ligue (79) 3303-8003.