Prognatismo Mandibular

O prognatismo mandibular consiste em uma desarmonia facial envolvendo ossos, dentes e músculos. É caracterizado pelo excesso de crescimento mandibular (arcada inferior) em relação à maxila (arcada superior), causando uma mordida cruzada anterior e um perfil facial côncavo.

O prognatismo é uma anomalia que altera consideravelmente a harmonia do rosto e pode causar grandes deformidades faciais. As pessoas com esse tipo de alteração possuem o lábio inferior maior e mais avançado que o superior e um queixo mais proeminente e volumoso, características que podem causar um aspecto de aparência raivosa.

O prognatismo também pode causar problemas com alterações no correto encaixe dos dentes, resultando em uma má oclusão, assim como alterações na respiração e mastigação.

Como tratar o Prognatismo Mandibular?

O tratamento consiste de fases distintas. Primeiramente, o paciente deve consultar o ortodontista e o cirurgião buco-maxilo-facial para ser definido o diagnóstico e o plano de tratamento.

O tratamento inicia com a correção ortodôntica para posicionar os dentes corretamente nos maxilares. Esta fase tem a duração conforme a complexidade dos problemas dentários, em média de 12 a 24 meses.

Na fase ortodôntica do prognatismo, a função do ortodontista é corrigir os arcos dentários e isso implica alinhamento, nivelamento, correção de giroversões dentárias, posicionando os dentes sobre o osso basal e a obtenção da inclinação adequada dos dentes (descompensação dentária) quanto mais descompensados estiverem os arcos dentários, melhor será o resultado estético e funcional final.

Estando concluída a fase ortodôntica pré-cirúrgica, dá-se início ao planejamento cirúrgico, baseando-se nos resultados clínicos obtidos com a correção dentária e em traçado cefalométrico sobre radiografia de perfil atual. Este procedimento é feito pelo cirurgião e discutido com o ortodontista e paciente. Nessa etapa cirúrgica é feita a correção do posicionamento dos ossos maxilares. Esta correção pode ser realizada na mandíbula, maxila ou em ambos os ossos, dependendo do diagnóstico de cada paciente. O objetivo do tratamento é obter o equilíbrio funcional mastigatório, melhorar as funções respiratória e articular, além de alcançar a harmonia estética facial.

A cirurgia é realizada sob anestesia geral, em ambiente hospitalar, sendo que a internação se dá no dia da cirurgia e a alta hospitalar normalmente em 24 horas.

O Vídeo ao lado mostra as fases e resultado do processo de tratamento para Protrognatismo.

Para agendar consulta, informações ou dúvidas envie-nos uma mensagem. Para agendar consultas, pode-se ainda ligar (79) 3303-8003 ou 999815352.