A mentoplastia é um procedimento cirúrgico que está indicado para o tratamento das deformidades estético-funcionais do queixo. Pode ser realizada isoladamente, mas geralmente está associado a deformidades maxilo-mandibulares, sendo uma das técnicas cirúrgicas de Cirurgia Ortognática.

A Mentoplastia também conhecida como genioplastia, consiste no seccionamento cirúrgico do bordo da mandíbula, seguido do deslizamento para posição desejada (recuo, avanço, aumento ou diminuição) e depois fixado com parafusos e placas de titânio através de acesso intraoral, sem cortes ou cicatrizes na face.

A indicação do procedimento adequado para corrigir uma deformidade do mento (queixo), sendo baseada no tipo e na extensão da deformidade, podendo ser classificadas em: Macrogenia (queixo proeminente); Microgenia (Queixo retraído ou deficiente) e Queixo Assimétrico. Além disso, pode estar associada com alterações como prognatismo ou retrognatimo mandibulares.

O Diagnóstico é realizado através de exame clínico, exames radiográficos, registros fotográficos do paciente, análises cefalométricas e algumas vezes tomografia computadorizada.

Mentoplastia de aumento

A microgenia ou “queixo pequeno” é uma das deformidades ósseas mais comuns na face, muitas vezes de caráter genético, constitui-se num problema de ordem estética e psicológica, caracterizada pelo hipodesenvolvimento mentoniano. A correção da microgenia pode ser feita a partir de 15 anos, período em que a mandíbula já terminou seu crescimento.

O procedimento cirúrgico consiste no deslizamento do segmento ósseo mandibular para frente para causar a projeção do queixo e equilibrar a harmonia facial. A mentoplastia de aumento muitas vezes é complementar a cirurgia ortognática de avanço mandibular.

Em algumas situações de deficiência severa ou na impossibilidade de realizar a osteotomia com a angulação apropriada, pode ser necessário utilizar materiais de enxerto para preencher o degrau formado entre a superfície óssea fixa e o segmento mobilizado. Alguns profissionais costumam utilizar materiais aloplásticos para alteração estética do mento, porém, estudos demonstram que a melhor opção sempre é a técnica cirúrgica de ortognática associada, quando necessário, a enxertos ósseos.

 

A mentoplastia de redução

Macrogenia é o termo utilizado para queixos excessivamente proeminentes nos sentidos sagital ou vertical. A proeminência do queixo pode estar relacionada ao avanço da mandíbula ou apenas à saliência do mento (queixo)

A mentoplastia é feita com uma incisão dentro da boca, entre o lábio inferior e gengiva. Por essa abertura, o cirurgião buco-maxilo-facialterá acesso à mandíbula onde uma faixa do osso é retirada, o segmento inferior é novamente fixado por miniplacas de titânio, mas não na posição original, e sim um pouco mais à mais atrás para reduzir a projeção do queixo. Tal técnica causa um recuo no queixo e harmoniza o desenho da face.

Mentoplastia para correção de assimetrias

Ocorre quando há assimetria no terço inferior, onde o queixo está desviado para um dos lados da face. Simplificadamente, pode-se dizer que a correção é feita através de corte vertical do osso seguido do deslocamento para o centro da face.

A mentoplastia é um procedimento com resultados altamente previsíveis e estáveis, cooperando para melhorar os resultados dos tratamentos ortodônticos e cirúrgicos ortognáticos, desde que o diagnóstico, plano de tratamento e a cirurgia sejam bem planeados. Diversas variações da osteotomia horizontal do bordo inferior da mandíbula podem ser adaptadas para atenderem às necessidades estéticas da face do paciente.

O profissional indicado para cirurgia de Mentoplastia deve ser o cirurgião-dentista especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, principalmente porque a maioria dos casos está associada a deformidades esqueléticas do complexo maxilomandibular e requerem a Cirurgia Ortognática.

Dr. Thiago Santana é especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Harmonização Orofacial e Cirurgia Ortognática.

Para informações, dúvidas ou agendamento de consultas ligue (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352