O planejamento para cirurgia ortognática é um processo complexo, pois precisa de máxima precisão para os resultados serem efetivos e satisfatórios. Por isso, algumas vezes não tem como definir na primeira consulta se o paciente será submetido a uma cirurgia maxilo-mandibular com ou sem mentoplastia.

Para planejar a cirurgia, hoje dispomos de nova tecnologia de planejamento virtual tridimensional (3D). Por meio dessa nova tecnologia, é possível a obtenção tridimensional de dados precisos dos tecidos moles e ósseos da face, permitindo um planejamento e um resultado funcional e estético muito mais precisos, além da diminuição do tempo de cirurgia e, consequentemente, da morbidade e riscos. O planejamento virtual permite precisão do diagnóstico e do tratamento das deformidades dento-esqueléticas e avalia potenciais limitações perioperatórias dos movimentos propostos.

A documentação 3D é realizada pela fusão de fotos do paciente, associadas à tomografia computadorizada do crânio e digitalização dos modelos de gesso. A digitalização dos modelos pode, ainda, ser substituída pela escaneamento intra-oral direto. Essa documentação 3D é inserida em softwares específicos para gerar um paciente virtual, que pode ser estudado para desenvolver e simular vários tipos de tratamentos diferentes, uma das vantagens fundamentais deste tipo planejamento cirúrgico.

Os planejamentos computadorizados são posteriormente impressos em impressora 3D o que diminui de forma significativa o percentual de erro no contexto do planejamento. Para tanto, faz-se necessário o conhecimento pleno do profissional sobre cirurgia ortognática e equipamentos tecnológicos, pois se o mesmo não tiver tal conhecimento há possibilidade de ocorrer erros comprometendo o resultado final da cirurgia.

Softwares vêm sendo desenvolvidos para permitirem aos cirurgiões buco-maxilo-faciais além de planejarem as cirurgias virtualmente, realizarem osteotomias maxilares e mandibulares no computador e fabriquem os guias cirúrgicos através do plano de tratamento virtual. Mas é importante lembrar que para os Softwares utilizados efetuarem os resultados com eficiência requisitam de dados precisos que somente poderão ser fornecidos pelo cirurgião buco-maxilo-facial e ortodontista. Sendo assim, destaca-se que o resultado final do planejamento virtual depende exclusivamente do profissional, o Software serve apenas como método auxiliar de planejamento.

A tecnologia do planejamento virtual e cirurgia virtual 3D têm revolucionado a maneira que as deformidades dentofaciais são tratadas. Porém, o método manual convencional, devido ao custo-benefício, ainda vem sendo muito utilizado, mesmo sendo comprovadamente impreciso.

Além disso, os softwares oferecidos atualmente, exigem que o profissional tenha conhecimentos em informática e habilidades com o manuseio de equipamentos específicos, desenvolvidos para atender a área médica. Logo o uso do planejamento virtual tornou-se um diferencial para os profissionais e entre as clínicas especializadas.

Dr. Thiago Santana é especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial e Implantodontia, com cursos nos EUA e Brasil em Cirurgia Ortognática e Planejamento Virtual, sendo treinado nas técnicas de planejamento virtual para cirurgia ortognática.

Para informações, dúvidas ou agendamento ligue para (79) 3303-8003 ou (79) 99981-5352